Canadá proíbe venda, posse e uso de armas de assalto – 02/05/2020

Toronto (Canadá), 1 may (EFE).- O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a proibição da venda, da posse e do uso de armas de assalto no Canadá a partir desta sexta-feira, duas semanas após o massacre que deixou 22 mortos na província de Nova Escócia.

Em entrevista coletiva, Trudeau afirmou que tragédias como a ocorrida em Nova Escócia, a qual considerou “o maior massacre da história” do país, obrigam o governo a agir porque estão se tornando mais frequentes.

O premiê enumerou os principais tiroteios em massa que ocorreram no Canadá desde 1989, quando um homem armado com um fuzil semiautomático assassinou 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal.

“Estas tragédias ainda ecoam. Elas moldam a nossa identidade, colorem a nossa consciência, transformam crianças em adultos, e a verdade é que estão acontecendo cada vez mais frequentemente”, disse Trudeau.

A polícia se recusou a identificar as armas usadas por Gabriel Wortman, autor do massacre de Nova Escócia, para matar 22 pessoas em uma área rural no leste do Canadá nos dias 18 e 19 de abril, mas o ministro da Segurança Pública, Bill Blair, revelou que elas estão incluídas na proibição anunciada nesta sexta-feira.

Wortman, que morreu em 19 de abril em um confronto com a polícia, havia obtido ilegalmente as armas que usou no massacre.

Trudeau acrescentou que o único propósito das armas de fogo de tipo militar “é matar o maior número de pessoas no menor período de tempo”, e que os caçadores não precisam delas para matar animais.

De acordo com Blair, o fechamento do mercado de armas de assalto no Canadá “salvará vidas de canadenses”.

Embora esteja proibido transportar, possuir e usar de armas de assalto – termo que geralmente se refere a armas de fogo semiautomáticas capazes de disparar projéteis em sequência rápida – a partir desta data, os atuais proprietários terão um período de carência de dois anos para se desfazer delas, até 2022.

Os proprietários de tais armas terão a opção de devolvê-las ao fabricante ou de exportá-las legalmente para outro país.

A proibição das armas militares foi uma das promessas feitas pelo Partido Liberal de Trudeau durante a campanha eleitoral de 2019.



Arma de Fogo é na Falcão Bélico



Suporte via whatsapp!





O QUE É O GUIA DO ATIRADOR?

Definitivamente, tudo o que você precisa para tornar-se Atirador Desportivo! O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-
× Como posso te ajudar?