Gazeta de Taubaté – Ortiz quer que Guarda Municipal passe a usar armas de fogo

Ortiz quer que Guarda Municipal passe a usar armas de fogo


Prefeito enviou à Câmara um projeto para autorizar a Guarda Civil Municipal a atuar armada; inicialmente, 50 agentes devem passar por treinamento com essa finalidade
Venda carabina Puma -

Julio Codazzi / Gazeta de Taubaté
[email protected]

O prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), quer que a GCM (Guarda Civil Municipal) passe a usar arma de fogo.

O projeto que prevê essa mudança foi enviado à Câmara na semana passada, e depende de aprovação dos vereadores.

Embora ainda haja a necessidade de aval do Legislativo, a medida já está em estágio avançado de implementação – a tucano conta com maioria na Câmara e o projeto deve ser aprovado sem dificuldade.

Segundo o governo Ortiz, já estão em fase de elaboração os editais para a aquisição de armamento, munição e coletes balísticos.

Ainda não há previsão de quando o armamento começará a ser usado. Dos cerca de 220 guardas que atuam hoje, apenas 50 devem ser selecionados nessa primeira fase.

“Esses servidores vão passar por um rigoroso treinamento e avaliação psicológica. Esse é um planejamento feito em conjunto com a Polícia Federal e o Exército”, informou a prefeitura, em nota.

PERFIL/ Por enquanto, a GCM só é autorizada a usar armas não letais, como pistola de eletrochoque, tonfas e gás de pimenta, além de equipamentos de defesa, como coletes.

Em audiência pública na Câmara no fim de setembro, Euclides Maciel Alves Júnior, diretor de Segurança, disse que os últimos concursos feitos para a GCM já buscaram selecionar agentes que poderiam usar armas de fogo.

“Os concursos que eram feitos [anteriormente] eram para pessoas que seriam, resumindo, porteiros. O guarda colocava farda, mas ficava fazendo controle de acesso”, disse. “Hoje chegamos num patamar em que os concursos são feitos com a mesma capacitação exigida de um policial”, concluiu.

Comentários







O QUE É O GUIA DO ATIRADOR?

Definitivamente, tudo o que você precisa para tornar-se Atirador Desportivo! O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-