Mundo – NOTÍCIAS – Atentado suicida no Paquistão mata 45 e fere 80 no mês sagrado



Arma de Fogo é na Falcão Bélico



Suporte via whatsapp!


Um homem-bomba invadiu uma mesquita na província tribal de Khyber, região controlada por talibãs e grupos criminosos. A ONU condenou veemente o ataque, já que o mundo islâmico vive um de seus mais sagrados meses

Mohammad Sajjad

ATENTADO
Funcionários da mesquita limpam o chão ensanguentado depois que um homem-bomba matou 45 pessoas e deixou outras 80 feridas.

Em pleno mês de Ramadã, sagrado para os muçulmanos, um atentado suicida no Paquistão matou pelo menos 45 fiéis nesta sexta-feira (19). Outras 80 pessoas teriam ficado feridas no ataque, que atingiu uma mesquita perto da fronteira com o Afeganistão, região controlada por talibãs e grupos criminosos. O homem-bomba explodiu durante a oração das sextas-feiras, que costumam reunir centenas de religiosos nas mesquitas.

Muitos dos feridos foram transferidos a Peshawar e fontes do governo da província de Khyber não descartam que o número de mortos possa aumentar devido à gravidade de muitos ferimentos. O ataque ocorreu em um templo localizado na região de Jamrud, situada nos arredores de Peshawar.

Aparentemente, um suicida entrou na mesquita por uma janela durante a oração e detonou uma carga explosiva. Fontes locais asseguraram à emissora de televisão “Express” que o agressor tinha entre 15 e 16 anos. No entanto, fontes da administração de Khyber contatadas não confirmaram a idade do suicida nem a hipótese de o ataque, o mais grave registrado no Paquistão durante o mês do Ramadã, ter sido uma vingança dos talibãs contra tribos da região.

A província atacada é a principal passagem terrestre e porta de entrada ao Afeganistão. Por lá são transportadas proviões para as tropas internacionais mobilizadas no país vizinho. A área é dominada por talibãs e grupos criminosos que lutam para se impor e dominar o comércio. Além disso, é palco de tensões sectárias e de guerras internas entre diferentes grupos radicais islâmicos.

 

ONU

No final da tarde, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou o atentado. “Ban está horrorizado com esse ataque deliberado contra um lugar de culto durante o mês sagrado muçulmano (Ramadã) e com o suposto uso de um adolescente no ataque”, afirmou o porta-voz da ONU, Farhan Haq, na sede em Nova York.

O porta-voz de Ban acrescentou que o secretário-geral estende suas condolências às famílias das vítimas e ao Governo de Islamabad, lembrando que as Nações Unidas continuam apoiando o Paquistão em seus esforços para combater o terrorismo.

LH




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR?

Definitivamente, tudo o que você precisa para tornar-se Atirador Desportivo! O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-
× Como posso te ajudar?