Mundo – NOTÍCIAS – EUA e Europa pedem que Assad deixe o poder na Síria



Arma de Fogo é na Falcão Bélico



Suporte via whatsapp!


Pela primeira vez após seis meses de violenta repressão contra opositores, Estados Unidos e União Europeia pedem formalmente o afastamento do ditador da Síria

O presidente dos Estados Unidos e a União Europeia pediram, nesta quinta-feira (18), que o ditador Bashar al-Assad deixe o poder na Síria. É a primeira vez desde o início dos protestos contra o regime de Assad, há seis meses, que Washington e Bruxelas fazem esse pedido de forma explícita. É um movimento cheio de carga simbólica, que deve marcar o início de uma pressão mais firme contra Assad, reforçada pela divulgação, também nesta quinta, de um relatório da ONU no qual a Síria é acusada de crimes contra a humanidade.

Em um comunicado distribuído pela Casa Branca, Obama indicou que os Estados Unidos vêm dizendo que Assad “deve liderar uma transição democrática ou sair” e que, como não age para transformar o país, “pelo bem do povo sírio, chegou o momento do presidente Assad sair”. Obama anunciou que assinou uma nova ordem executiva que congela, com efeito imediato, todos os bens do governo sírio em solo americano e proíbe que os americanos se envolvam em qualquer transação na qual participe o regime de Assad.

A ordem proíbe as importações de petróleo e de derivados da Síria, o 49º país que mais fornece petróleo aos Estados Unidos, 252 mil barris diários – e impede que os americanos possam investir na Síria. “É o momento de o povo sírio decidir seu próprio destino e seguiremos firmemente ao lado deles”, ressaltou Obama, quem indicou que seu país apoiará uma Síria “democrática, justa e que conte com todos seus cidadãos”. “Apoiaremos este resultado mediante a pressão a Assad para que abra espaço para transição mediante a defesa dos direitos universais do povo sírio junto com outros na comunidade internacional”, acrescentou o presidente americano.

As declarações da União Europeia (UE) foram no mesmo sentido. “A UE considera que Bashar al-Assad perdeu toda a legitimidade aos olhos do povo sírio e que é necessário que se retire”, afirmou a Alta Representante da UE, Catherine Ashton, em declaração em nome dos 27 sócios comunitários. Catherine voltou a atacar Assad e qualificou de “intolerável” a repressão realizada pelo regime contra os protestos dos cidadãos.

A chefe da diplomacia europeia lamentou que o líder sírio tenha ignorado todas as chamadas contra a violência transmitidas pela UE e outros atores e opinou que esse desprezo “mostra que o regime sírio não deseja mudar”. “As promessas de reforma do presidente perderam toda sua credibilidade, dado que não podem ter sucesso sob uma repressão permanente”, declarou Catherine.

A UE confirmou também sua intenção de seguir ampliando a lista de membros de regime sancionados e de aumentar a pressão estendendo medidas restritivas a outros âmbitos. “Com estes esforços, tentamos ajudar o povo sírio a conseguir suas legítimas aspirações”, considerou.

Os 27 sócios aprovaram nesta quinta-feira quatro pacotes de medidas contra a Síria e ventilam agora um “endurecimento qualitativo” das restrições, mirando os setores bancário e energético que financiam o regime, segundo fontes comunitárias. Os embaixadores dos Estados-membros discutirão a fundo na sexta-feira as possíveis medidas, em reunião especial do Comitê Político e de Segurança.

Todas as últimas declarações e ações da UE aconteceram em coordenação com os EUA. Tudo coincide, além disso, com o anúncio do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos sobre a existência de indícios de crimes contra a humanidade na sistemática repressão por parte do Governo sírio contra os protestos no país.




O QUE É O GUIA DO ATIRADOR?

Definitivamente, tudo o que você precisa para tornar-se Atirador Desportivo! O Tiro Esportivo é um esporte fascinante. Com o Guia do Atirador, você terá um passo a passo para solicitar seu CR junto ao Exército Brasileiro sem necessidade de contratar despachantes caros.

Compre agora sua arma, sem precisar de despachante!

-
× Como posso te ajudar?